domingo, 22 de novembro de 2015

Procurando um supervisor e um tema de tese de doutoramento















O conselho mais importante que me deram para começar é fale com tantas pessoas quanto possível.

O supervisor deve ter uma personalidade compatível com a nossa, o supervisor deve ter experiência, deve ser culto, deve estar a trabalhar no campo de interesse; o supervisor deve ter tempo; o supervisor deve ser intelectualmente generoso e, finalmente, o supervisor tem de ser uma pessoa ética.

Pergunte ao supervisor sobre potenciais tópicos de projeto. O tema deve ser algo pelo que você está apaixonado, mas também deve ser muito mais do que você, o tema deve ser sobre você mesmo no futuro permitindo-lhe múltiplas trajetórias. Tente identificar as lacunas na investigação existente ou tente encontrar novas perspetivas na investigação existente e discuta os seus interesses com o seu supervisor. E, finalmente, o meu conselho é muito pessoal, não faça o seu doutoramento sobre a área do seu mestrado: escolha algo novo, inovador e imaginativo.

Como exemplo ainda muito vago, eu tinha pensado para o meu projeto de tese de doutoramento propor uma análise de algum risco de desastre natural concreto, p.ex. as inundações, e com base na procura automática e maciça de informação (data mining) fazer uma caracterização da perceção do risco que poderia vir a ser também complementada mediante outras técnicas mais clássicas como os questionários on-line. Também acho que outra linha potencial poderia ser o descobrimento de padrões da qualidade da água (qualidade em base a indicadores e qualidade percebida pela população) em alguma área ribeirinha.

Agora é hora de dar uma volta mais e concentrar-se e tentar identificar as cinco peças-chave seguintes:

- A questão principal da investigação para orientar o estudo
- Que existam dados suficientes para analisar
- Um método de recolha de dados
- Um método de análise de dados
- E as principais áreas de revisão de literatura

Quando essas cinco áreas-chave estejam alinhadas então já terei orientador e tema de tese.